sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A Ditadura de A Tribuna

É incrível como certos jornais regionais acreditam que são intocáveis e que estão acima de tudo e de todos. Durante os quase 10 anos que trabalhei como repórter em A Tribuna, sempre me pautei pela ética e pelo profundo respeito ao semelhante, mesmo fazendo denúncias fortes, que diversas vezes ocuparam as primeiras páginas do jornal.

Nunca fui processado, apesar da forte pressão política, que me custou uma série de transferências. No entanto, esse mesmo veículo de comunicação, que ratificou minha postura profissional, hoje me ameaça de processo, alegando que, como dirigente sindical, estaria mentindo ao defender postos de trabalho.

Como nos velhos e tristes tempos da Ditadura Militar, uma notificação extrajudicial foi encaminhada no último dia 26 ao Sindicato, alertando que eu e os demais dirigentes estariamos utilizando a internet para veicular “acusações levianas e inverossímeis” contra o jornal.


Para a Direção do Jornal, o Sindicato estaria mentindo quando revelou que estagiários estavam sendo utilizados como mão de obra barata - exercendo função de repórteres e editores; trabalhando aos domingos, e escrevendo no Portal de A Tribuna, ocupando vagas de profissionais, entre outras coisas.

Todos os jornalistas de A Tribuna sabem que isso está acontecendo. A lei estabelece que o estágio é atividade complementar à formação acadêmica e deve ocorrer no período de funcionamento da faculdade. Jamais pode ser utilizado para camuflar trabalho.  

Em função da movimentação do Sindicato, a direção do jornal, por precaução, alterou e reviu vários procedimentos, na tentativa de se resguardar. Mas a questão já está afeta à Gerência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MPE). Nosso pedido é que os contratos dos estagiários sejam revistos e enquadrados à lei.     

É importante que fique claro que, enquanto representante sindical, não devo e não vou  me afastar da missão de defender os jornalistas e o mercado de trabalho. Não tenho a menor pretensão de ser mártir, mas fui eleito pela categoria e tentarei honrar esses compromissos, custe o que custar.