sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Jornalista: obrigado pela força


Desde que a Diretoria Regional do Sindicato tomou a iniciativa de visitar a direção dos principais veículos de comunicação da região, venho recebendo uma série de e-mails com mensagens de apoio ao trabalho.

Por isso, apesar de saber que você tem pouco tempo a perder, em virtude da carga horária e das responsabilidades inerentes a nossa profissão, gostaria de agradecer, de coração, todos os companheiros e companheiras que perderam alguns minutos para enviar palavras de incentivo.

Você deve estar acompanhando cada passo dado pela Regional. Sabe do amplo trabalho que estamos tentando realizar com o objetivo de resgatar a credibilidade do Sindicato e, o mais importante, reconquistar sua confiança. Portanto, cada palavra enche de energia não só a mim, mas toda a diretoria.

Se por um lado o trabalho nos gratifica, por outro, nos traz desgastes e fecha portas. Estamos recebendo pressão diariamente, simplesmente porque estamos exigindo que direitos trabalhistas sejam respeitados e que postos de trabalhos sejam ocupados por jornalistas profissionais.

Muitas vezes a pressão é velada. Outras se concretizam em investidas baixas e de quem há muito esqueceu o que significa luta sindical e direitos dos trabalhadores. E ainda, de quem esqueceu o que é democracia e liberdade de expressão.

O que me deixa triste é que muitos empresários da comunicação fazem questão de “esquecer” que o suposto status e ascendência empresarial adquiridos são frutos do trabalho de nós jornalistas.

Por outro lado, eu, particularmente, ouço de muitos companheiros que eu e os diretores estamos no caminho certo. Que nossa pequena contribuição à categoria não será em vão e que, se Deus quiser, dias melhores virão.

Dias em que teremos o nosso diploma novamente valorizado. Dias em que teremos uma oferta de emprego em cada esquina. Dias em que seremos respeitados como cidadãos que, mais do que pensadores, escrevem a história deste País.


MUITO OBRIGADO A TODOS