quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Não devo e nem posso
aceitar censura no Sindicato

Parece brincadeira, mas eu e a diretoria da Regional de Santos, Baixada Santista e Vale do Ribeira, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, tivemos que contranotificar o Jornal A Tribuna pela tentativa de intimidar a ação sindical.

A ditadura acabou, mas tem empresas que nos fazem lembrar os tempos tristes de repressão. Em nenhum momento o Sindicato agiu com leviandade ou fazendo acusações inverossímeis acerca de práticas trabalhistas adotadas pela empresa.

A Tribuna sempre foi procurada todas as vezes em que o Sindicato esteve diante de situações que prejudicavam os jornalistas. Porém, infelizmente, a empresa, na maioria das vezes, emitiu respostas evasivas e despreocupadas a respeito dos assuntos.

Nossa ação – a contranotificação - nada mais é do que uma resposta para o jornal que, de forma autoritária, partiu para a ameaça e a intimidação, práticas que estavam sepultadas depois de tantos anos de luta para restaurar a democracia.

A responsabilidade e a conduta de cada um dos sindicalistas não podem ser atingidas por ataques baixos. Não são ameaças que vão calar o Sindicato ou fazer recuar a luta sindical.

Se persistirem acusações a minha honra e dos integrantes da diretoria, teremos que adotar medidas judiciais cabíveis. Fomos eleitos pelos jornalistas e vamos continuar atuando de forma intransigente na defesa do mercado de trabalho e melhores condições de trabalho.