sexta-feira, 3 de setembro de 2010


A Tribuna dá tiro no próprio pé em mesa redonda 

Em documento, apresentado por advogado da empresa, estagiários sugerem Vale Refeição

Prezados jornalistas, é aquele velho ditado: mentira tem perna curta. Na última quarta-feira, na Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Santos, em documento apresentado pela empresa para contestar denúncias que estagiários de A Tribuna estariam sendo utilizados como mão de obra barata, o coordenador de curso de uma das faculdades revelou: “eles (estudantes) sugeriram a possibilidade de receber vale refeição, tendo em vista que permanecem muitas horas no estágio”.

É companheiros, nem os estagiários estão aguentando a exploração em A Tribuna. Eles (estudantes) foram convencidos que não estão trabalhando mas, graças a Deus, pela natural inocência juvenil e pela falta de habilidade da empresa, fica cada vez mais comprovado trabalho. Infelizmente, com a cumplicidade das duas maiores universidades da região: a Universidade Católica de Santos (UniSantos) e a Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Na mesa redonda, a Diretoria Regional do Sindicato apresentou troca de e-mails entre um coordenador de curso e estudantes com inúmeras provas que os alunos estão exercendo atividades profissionais, tirando vagas de jornalistas. Sem acordo, só restou a fiscalização.

Mas a Diretoria do Sindicato não se contenta com pouco. Vamos promover outras ações para acabar com essa agência informal de mão de obra, em que A Tribuna garante o pagamento de salários irrisórios e a universidade a certeza de receita, com o pagamento da mensalidade.

Já que a universidade não se preocupa, cabe ao Sindicato dar noções de ética, dignidade, respeito profissional, garantias trabalhistas e outros. Trabalhar em troca da mensalidade e ainda ter que pedir vale para se alimentar é demais!

O que é mais “engraçado” nesta triste história é que os estudantes não têm a menor noção do valor do vale refeição de A Tribuna, que é de R$ 12,00 – dá bem para três pastéis no Carioca e uma Coca-Cola.