quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Jornalistas: o que é pior?

Companheiro jornalista, o que é pior? Um ministro ignorante, um prefeito que prevarica e não respeita seus eleitores ou um cidadão que exerce a profissão ilegalmente?

Pois é, em nosso Brasil, tem todos esses personagens. Alguns, inclusive, bem perto da gente e com o grave problema que assola a maioria dos políticos desse país: a sensação de impunidade.

Veja só: falar da ignorância do senhor Gilmar Mendes, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (graças a Deus), já é coisa velha. Agora, quando voltamos nossa atenção para a cidade de Itariri, percebemos que a falta de pudor e consciência já estão enraizadas na nação.

Desculpe o nariz de cêra e vamos para o lide: O prefeito de Itariri, Dinamérico Gonçalves Peroni, tem um assessor de Imprensa que não possui curso superior em Jornalismo. E o pior, mentiu para o Sindicato para proteger o seu protegido.

Não vou citar o nome do funcionário porque não vale a pena. Mas, pasme companheiro, o rapaz assessora o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar), cujo presidente adivinhe quem é? Senhor Dinamérico Gonçalves Peroni, do PSDB.

Numa conversa amigável, o prefeito teve a cara de pau de dizer para mim, via telefone, que o rapazote não faz o trabalho de Assessoria de Imprensa, mas sim, de webdesigner. E que quando tivesse uma assessoria, iria contratar um jornalista diplomado.

Não preciso afirmar para você, companheiro, que o Sindicato já está preparando algumas ações para tamanha inabilidade e falta de compromisso com a coisa pública. Para começar, já acionou a Câmara de Vereadores e o Ministério Público.

Mas, enquanto aguardamos manifestação dos dois órgãos, fico apenas com as seguintes indagações: quando o prefeito fica doente, ele procura um curandeiro ou um médico? E ainda: dá para acreditar em um prefeito que mente desse jeito? Ou melhor, dá para acreditar num sujeito que se passa por jornalista sem ser, e num ministro que julga sem conhecer a profissão?

Nosso presidente tem razão: “Brasil – um país de todos”. Todos os ministros incompetentes, de todos os políticos “espertos” e, agora, infelizmente, de todos os jornalistas desqualificados.