segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Jornalista: um minuto de sua atenção


Sei que na maior parte do dia e, até da noite, você tem pouco tempo para olhar para si e para sua profissão. Mas, em uma de minhas noites de insônia, resolvi escrever este pequeno texto para tentar tocar um pouco sua razão e, porque não, seu coração.

Desde que assumi a diretoria regional do nosso Sindicato, venho lutando para resgatar a credibilidade da entidade, há muito desgastada. E não está sendo fácil, acredite.

Eu, ou melhor, nós da diretoria, temos muito orgulho de dizer que somos jornalistas profissionais e não sindicalistas profissionais. Vivemos, com muito orgulho, da nossa profissão. Não recebemos qualquer tipo de remuneração para representá-lo (a). Trabalhamos pelo Sindicato e não para o Sindicato.

Durante a semana, pedimos dispensa do trabalho ou abrimos mão de momentos de folga para nos dedicarmos à categoria. E gostaria de salientar que não há nenhum mérito nisso.


Escolhemos representá-los (as) porque acreditamos que nossa categoria está fragilizada, precisando de atenção, ou melhor, de união. Por isso, nos candidatamos e vencemos a última eleição.

Precisamos de você! Precisamos que você nos ajude a ajudá-lo (a). O Sindicato precisa de sua contribuição, mas muito mais de sua colaboração, do seu apoio moral, de sua força para caminhar, abrir espaço, enfim, vencer.

Brigamos tanto pelos direitos dos outros, mas esquecemos de lutar pelos nossos. Damos voz à população, mas esquecemos de dar voz a quem nos representa. E isso contribui significativamente para a precarização da profissão.

Jornalista, a força do Sindicato depende de você, de cada um de nós. Juntos, podemos melhorar a situação profissional de toda nossa gente, acredite. Portanto, tire uma hora, vá ao sindicato e faça sua parte. Nós, da diretoria, precisamos da sensação de que todo o nosso esforço está valendo a pena.

A Regional de Santos, Baixada Santista e Vale do Ribeira, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo fica na Rua Martim Afonso, 101, no Centro de Santos. O telefone é (13) 3219-2546. Um grande abraço.